Return to the Origins

Os britânicos Goldfrapp, formados por Alison Goldfrapp e Will Gregory, este ano estão de regresso com o seu 5º álbum de originais, em 10 anos de carreira, intitulado Head First.

Muito conotados com um estilo electrónico, os Goldfrapp variam entre a música ambiente e downtempo e a música dança e o glam rock. Neste Head First a linha orientadora foi sobretudo a música dança, alternando entre o pop mais melódico, em temas como Head First ou Dreaming, e um pop electrizante e ácido, em Shiny And Warm e Believer, com os sintetizadores a debitarem uma multiplicidade de sons, uns mais familiares que outros.

Alison Goldfrapp, que dizem ter mau feitio, é sem dúvida a imagem do grupo. A cada disco Alison Goldfrapp explora um novo visual, que vai ao encontro da sonoridade do novo trabalho. Neste Head First, a sua imagem e o ambiente criado para os vídeos seguem uma onda futurista/espacial, mas que ao mesmo tempo parece ser propositadamente um pouco pink kitch, remetendo-nos para os anos 80 e forma como a ficção científica nos era apresentada cinematograficamente nesse período.
O ambiente visual deste novo álbum vem contrastar com o anterior Seventh Tree (2008), que era por assim dizer, muito foral e campestre, contrastando igualmente ao nível musical, uma vez a música ambiente dominava como estilo. Na minha opinião, Seventh Tree foi o pior álbum da carreira do Goldfrapp, salvando-se apenas com os temas Happiness, A&E e Caravan girl, aliás, todos lançados como single.

Em Head First as alternativas para single são muitas, e o primeiro foi Rocket, promovido com um vídeo irónico, no qual Alison Goldfrapp despacha o namorado num foguetão (rocket), tal como nos conta na letra da música. O segundo single é o tema Alive, apresentado há cerca de 2 semanas, mas as minhas apostas iriam para Dreaming e I Wanna Life. Contudo, o álbum relativamente pequeno, contendo apenas 9 temas, e a última faixa uma espécie de instrumental, assemelhando-se mais a um EP. Os Goldfrapp já entraram em digressão para promover este álbum e Portugal tem até ao momento 2 datas na agenda, com uma apresentação a 15 de Julho no Festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, e a 22 de Setembro no Coliseu de Lisboa, possivelmente num concerto mais intimista.

Com Head First é de esperar um concerto bastante animado, talvez a recuperar temas dos álbuns Black Cherry (2003) e Supernature (2005), que estão mais mais próximos musicalmente deste.

Goldfrapp – Head First [2010]
(Nota: 8/10)


1. Rocket (****)
2. Believer (**)
3.
Alive (***)
4. Dreaming (****)
5. Head First (****)
6. Hunt (***)
7. Shiny And Warm (***)
8. I Wanna Life (****)
9. Voicething (**)

Partilhar

Publicada porLuy  

0 comentários:

Enviar um comentário