Video Time Machine #23

George Michael - Freedom! '90 [1990]

O vídeo de Freedom! '90, para além de se destacar esteticamente, representou para George Michael um ponto final num ciclo da sua carreira. O facto de acrescentar ao título “90” tinha como intenção distinguir este tema de um outro dos Wham, de 1984. Nesta canção George Michael escreveu sobre três assuntos importantes que pendiam na sua vida: o rescaldo do fim dos Wham, que ainda pesava sobre a sua aura; o facto de se sentir explorado pelo contrato com a Sony Music; e a revelação, ainda que subtil, da sua homossexualidade.


"Freedom! '90" foi extraído do álbum Listen Without Prejudice Vol. 1, um disco que teria um segundo volume, mas que nunca teve sucessor. George Michael recusou-se a aparecer no vídeo por causa das divergências com a Sony Music e foram recrutados para o vídeo as, e os, “top models” mais importantes daquela era, mais concretamente Naomi Campbell, Linda Evangelista, Christy Turlington, Tatjana Patitz, Cindy Crawford, John Pearson, Mario Sorrenti e Peter Formby, que desfilavam pelos cenários e faziam o playback do tema.


A direcção do vídeo coube ao experimente David Fincher, que não deixou passar ao lado a inclusão de simbolismos no vídeo, como a destruição do icónico casaco de cabedal que George Michael popularizou no vídeo de Faith, bem como a jukebox e a guitarra.


A versão integral do vídeo tem 6m:30s, mas foi reduzida na versão para a rádio. Como curiosidade, o tema voltou a ser gravado por Robbie Williams em 1996, para marcar a sua separação dos Take That, e chegou ao 2º lugar nas vendas britânicas, ao passo que a versão de George Michael só tinha chegado a 27º!!!

Partilhar

Publicada porLuy  

2 comentários:

Anónimo disse... 16/06/10, 14:45  

Tem uma das vozes que mais gosto do mundo pop e apesar da sua carreira andar tremida nos últimos (longos) anos, quase todos eles apresentam uma faixa sempre excelente, Precious Box, é um exemplo =)

Luy disse... 17/06/10, 10:38  

Ele é super criativo. Se não estou em erro, em Listen Without Prejudice Vol. 1 ele fez o álbum todo praticamente sozinho.
O grande problema dele são as dogras. :s

Enviar um comentário